Art Brut – modern art makes me want to rock out

Os Art Brut são uma banda britânica que faz rock&roll. Compreendido até aqui? Ok, agora mantenham-se comigo. Os Art Brut são consideravelmente diferentes de tudo o que eu já vi – parecem tudo e nada do que já foi feito antes deles. Os Art Brut são básicos em conceito mas complexos em forma. Os arranjos de guitarra, baixo e bateria são vibrantes, interessantes e  e servem de fundo a letras recitadas por um vocalista do mais carismático que já encontrei. Ele não sabe cantar e também não precisa. As suas letras são tão simples, tão fúteis, tão pouco crípticas, que frequentemente soam quase infantis parecendo extraídas do seu diário pessoal. Isto confere à banda uma certa aura de rebeldia contida, uma qualidade quase caricatural que os torna genuínos e divertidos.

A figura desta personagem – Eddie Argos – é do mais caótico que alguma vez se viu num frontman. O seu ar desarranjado e deselegante é um poema cómico ao iconismo do rock and roll e consegue atrair na mesma medida que repugna. A forma como canta e como tudo o que diz, por mais ridículo e ironizado que seja (“and this, unfortunetly, is my singing voiceFormed a Band) parece verdadeiro e honesto é grande parte do que os torna originais relativamente a outras bandas, que tentam deliberadamente voltar às origens do rock e, ao mesmo tempo, ter tomates. O som que produzem é poderoso na simplicidade dos licks das guitarras, divertido nos arranjos e na ambiência que vai para além daqueles padrões chave do retro-rock mas é, sobretudo, arrojado e energético . Todas estas características fazem com que sejam absolutamente brilhantes ao vivo.

Nunca um nome de uma banda, juntamente com o nome do seu primeiro album “Bang Bang Rock & Roll” fez tanto sentido na sua caracterização.

São brutos, de facto … e eu gosto.

~ por forthestarsthatshine em Junho 26, 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: