Live#4 – Wild Thing. Jimi Hendrix @ Monterey Pop Fest

O festival de Monterey, feito no verão de 1967 em São Francisco, é subvalorizado pelo mediatismo cultural dos seus sucessores, nomeadamente Woodstock, mas tem o mérito de ter sido o primeiro festival Rock com relevância nacional e o principal impulsionador do “Summer of Love” que tanto se atribui a Woodstock. Quando este último aconteceu, já o movimento estava em declínio. Aqui, estava na sua plenitude.

Nomes como os Jefferson Airplane, os The Who, Otis Redding, The Mamas & The Papas rechearam um festival onde o público americano, em grande escala, finalmente conheceu Janis Joplin e Jimi Hendrix.

O virtuoso guitarrista havia vivido em Londres nos últimos anos, formando a sua banda e criando uma reputação que ainda não tinha em solo Americano, e por isso, todos os olhos estavam naquele que os britânicos diziam que era um prodígio da guitarra superior a Eric Clapton. E que show ele deu.

O vídeo que vos trago é a perfeita destilação do artista que Jimi Hendrix foi ao longo da sua curta mas intensa carreira. A excentricidade que definiu toda uma nova forma de tocar guitarra, o virtuosismo de quem, mesmo com uma guitarra desafinada (reparem nos primeiros segundos) consegue criar a mais espetacular rendição de Wild Thing alguma vez vista e, no fim, como se já não bastasse, criou um dos momentos pivotais dos anos 60, pegando fogo à guitarra que tanto ama e criando à sua volta um mito que irá perdurar para sempre.

O resto da trágica história já sabemos. Foi aqui que ela levantou voo.

~ por forthestarsthatshine em Junho 28, 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: