Live#5 – Five Years. David Bowie @ BBC2 (1972)

O camaleão da pop, como é banalmente chamado, teve no início dos anos 70 a sua mais prolífica fase de criatividade e de invenção e reinvenção. David Bowie não queria ser só um artista, queria ser um ícone, queria ser o maior artista que o mundo alguma vez tinha visto e não foi um caminho fácil.

Depois de andar a bater com a cabeça em mil e uma editoras, agências de publicidade e castings, Bowie teve finalmente a sua oportunidade depois de escrever Space Oddity, a sua grande primeira canção e aquela que, factualmente, lhe abriu as portas de que precisava para brilhar. Essa primeira fase da sua carreira foi uma de experimentação, de absoluta inconstância, desde a figura andrógina de Hunky Dory até ao glam de The Man Who Sold the World, mas foi a figura de Ziggy Stardust e o album que daí surgiria que catapultou de facto Bowie para o super estrelato e o cimentou como uma figura intemporal.

Five Years é a primeira faixa desse fantástico concept album chamado Ziggy Stardust and the Spiders From Mars: o mundo vai acabar daqui a 5 anos, e de repente tudo ficou de pernas para o ar. Grande música, ainda maior album da fase mais criativa de um dos mais criativos artistas do nosso tempo.

Obrigado à Rita Mourato por me ter lembrado desta música no Facebook por meio desta fantástica cover de Brian Molko.

” so many people, all the short fat people, and all the nobody people, and all the somebody people … i never thought i’d need so many people “

~ por forthestarsthatshine em Agosto 31, 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: